quarta-feira, 28 de maio de 2008

teatro de rua: rebeldia florida.


Tentar associar arte e política é uma tarefa no minimo cuidadosa. A junção entre arte e politica deveria ser algo aproximado do conceito de esquerda com flores de que fala Jorge Mautner. Uma arte rebelde e desobediente, a rebeldia é o primeiro passo para revolução. O esquerdismo é o primeiro passo para a ditadura, o totalitarismo.
Nem preciso falar do stalinismo e outras experiências de esquerda que cairam em sistemas facistas. No entanto a arte do sr. Buñuel, banksy, a música do movimento mangue beat e o teatro de rua (só para citar alguns porque poderia citar a poesia do Pessoa, a música de cidadãos instigados até mesmos bandas replicantes) são claramente arte esquerda com flores - Ar-quer-flor.


Considero o teatro de rua uma arte rebelde florida, uma consideração dedicada aqueles que não caem em um teatro panfletário nem no fazer teatro bobim. Aos que conseguem consiliar a arte do fazer teatro sem a quarta parede e ao mesmo tempo discutir questões contemporâneas políticas e polêmicas. Assim como também consegem reunir a beleza e agressividade da poesia da rua.